Faça você mesma a pintura da sua casa; confira passo a passo

Faça você mesma a pintura da sua casa; confira passo a passo

Qualquer tipo de mudança dá uma renovada também na nossa alma. A troca de um móvel ou objeto e a pintura de uma parede já faz diferença até no nosso humor. Enquanto cores claras atraem tranquilidade e aconchego, tons quentes dão ânimo.

Entretanto, em tempos de crise nem sempre é possível contratar profissionais. Aqui no Brasil ainda é raro o hábito de nós mesmos colocarmos a mão na massa, mas em países como os Estados Unidos isso é bem comum.

A boa notícia é que pintar uma parede não é tão difícil quanto parece. Se for uma pintura simples, sem desenhos, apliques ou textura, dá para fazer. O segredo é comprar produtos de qualidades e seguir as dicas que sugerimos a seguir.

Passo a passo

Passo 1 – limpe o cômodo que vai ser pintado: retire cortina, quadros e outros objetos, guardando-os em segurança. Os móveis devem ser colocados no centro do cômodo e cobertos com lençóis velhos ou plástico. Retire também os espelhos de interruptores e tomadas e cubra-os com fita adesiva larga. Utilize essa mesma fita para cobrir tudo o que não for pintado como batentes de porta, rodapés, esquadrias de alumínio e juntas de paredes.

Passo 2 – material em mãos:

pintura-de-paredes

– Galão de tinta;
– Pincel (trincha)
– Rolo de lã;
– Bandeja para tinta;
– Lixas de parede;
– Fita crepe grossa;
– Misturador de tinta;
– Papelão, jornais ou plástico para forrar o chão e os móveis;
– Pano de chão ou vassoura de pelo;
– Escada

Passo 3 – lixe a parede: comece lixando a parede que será pintada. Segundo especialistas, o ideal é começar com uma lixa grossa (80 – 120) e terminar com uma mais fina (180 a 240). Depois, coma ajuda de um pano ou vassoura limpe a poeira que acumula na parede.

Passo 4 – preparação da tinta: quando for comprar a tinta, dê preferência por produtos de qualidade. Informe-se na loja o rendimento de cada lata, evitando comprar a menos ou a mais. Em casa, abra o galão de tinta e use um misturador para mexer. Depois, despeje a tinta na bandeja e dilua em água, de acordo com as instruções da embalagem, mexendo bem.

pintar-paredes

Passo 5 – a pintura: com o pincel em mãos, passe a tinta em todo o entorno da área que será pintada, próxima à fita crepe. Em seguida, umedeça o rolo com água e retire o excesso. Depois, passe o rolo na tinta, deixe escorrer um pouco na bandeja e pinte a parede, de baixo para cima. A primeira demão não é suficiente para cobrir toda a parede. Por isso, deve-se aguardar sua secagem para depois finalizar, de forma que a pintura fique uniforme.

Passo 6 – segunda demão: com cerca de de 3 horas você já pode dar a segunda demão. Refaça o contorno rente à fita crepe com o pincel e pinte novamente com o rolo. Se achar que a cobertura ainda não está a seu gosto, aguarde mais 3 horas e passe a terceira demão. Entretanto, produtos de qualidade permitem uma cobertura perfeita com apenas duas demãos.

casal-pintando-casa-18139

Passo 7 – finalização: assim que acabar de pintar, antes que a tinta esteja completamente seca você deve retirar a fita crepe. O material usado: pincel, rolo e bandeja, devem ser lavados em água corrente. Guarde-os depois de secos. A parede deve levar de 3 a 4 horas para ficar completamente seca. Passado esse tempo, retire o papal do chão e dos móveis, limpe tudo e arrume o cômodo a seu gosto.

fonte: natelinha

Curiosidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *